Gestão de pessoas
1)Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Clássica? E como era a administração de pessoas nessa época?
R- Período logo após a Revolução Industrial e que se estendeu até meados de 1950, envolvendo a primeira metade do século XX. Sua maior característica foi a intensificação do fenômeno da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos e industrializados. Nesse período as empresas passaram a adotar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pelo formato piramidal e centralizador, com ênfase na departamentalização funcional, na centralização das decisões no topo da hierarquia e no estabelecimento de regras. O ambiente que envolvia as organizações era conservador e voltado para a manutenção do status quo, também não oferecia desafios devido o grau de certeza quanto as mudanças externas, fazendo com que as organizações se preocupassem somente com os problemas internos. A eficiência era adotada como preocupação básica, e para alcança-la era necessárias medidas de padronização, especialização de mão de obra, para permitir uma escala produção maior com menos custo.
A administração das pessoas recebia a denominação de Relações Industriais. Os departamentos de relações industriais (DRI) atuavam como órgãos intermediários e conciliadores entre as organizações e as pessoas – o capital e o trabalho – no sentido de aparar as arestas dos conflitos trabalhistas, como se ambas as partes fossem compartimentos, estanques e separados. Os cargos eram desenhados de maneira fixa e definitiva para obter a máxima eficiência do trabalho, e os empregados deveria ajustar-se a eles. Tudo para servir a tecnologia e a organização. O homem era considerado um apêndice da máquina e deveria tal como ela ser padronizado na medida do possível.
2) Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Neoclássica? E como era a administração de pessoas nessa época?
R: A Era da