Gestão de Pessoas
Faculdade São Paulo
A Gestão de Pessoas constitui um campo de estudo voltado ao aprofundamento do conhecimento teórico e à compreensão das práticas organizacionais referentes às relações de trabalho e à gestão das organizações. Sua proposta consiste em produzir e sistematizar o campo de conhecimento de gestão de pessoas no contexto organizacional e da sociedade civil organizada.
Prof. Maria Antonia F. N. de Oliveira Benati
II Semestre 2014
Administração – IV e VI Períodos
Gestão de Pessoas II
GESTÃO DE PESSOAS
O Desafio de Atrair e Manter talentos – A Nova Ordem da Economia
As pessoas sempre foram importantes na vida das organizações. Na era do capital intelectual, então, as pessoas passaram a ser fator vital para a própria manutenção da competitividade das empresas. Sempre houve mudanças, mas o que se constata hoje é a velocidade como as mudanças ocorrem. Os avanços da informática associados à tecnologia de telecomunicações conduziram a economia à escala da globalização.
O cliente regional foi substituído pelo cliente mundial-global, mais exigente, e as empresas competem com concorrentes de todo o mundo, o que impõe ao seu produto: preço, qualidade, inovação constante.
Surge então a necessidade de repensar as formas de atrair e reter talentos nas organizações, principalmente quanto mais intensa for a necessidade por inovações.
O desafio é grande para atrair e manter talentos com potencial, iniciativa, criatividade, flexibilidade, empreendedores, negociadores, inovadores e que transformem suas capacidades em resultados.
Relação entre Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal
.Planejamento de Recursos Humanos é o processo de decisão sobre a quantidade e a qualidade das pessoas necessárias a atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado tempo.
.Recrutamento procura candidatos para ocupar vagas existentes;
.Seleção identifica o candidato mais qualificado entre aqueles recrutados.
.Quando