Resenha texto introdução a geomorfologia
A geomorfologia é o estudo do relevo para os diferentes campos do conhecimento.
Houveram grandes correntes geomorfológicas que evidenciaram as duas grandes linhagens epistemológicas (anglo-americana e germânica), com respectivas filiações apresentando um panorama da situação atual (tendência holística, fundamentada na perspectiva germânica).
A Natureza da Geomorfologia
A geomorfologia é um conhecimento específico, sistematizado, que tem por objetivo analisar as formas do relevo, buscando compreender os processos pretéritos e atuais. Seu objeto de estudo é a superfície da crosta terrestre, apresentando uma forma específica de análise que se refere ao relevo. A análise engloba o necessário conhecimento do jogo de forças antagônicas pelas atividades tectogenéticas (endógenas e exógenas).
A análise geomorfológica de uma determinada área obrigatoriamente implica o conhecimento da evolução que o relevo apresenta.
O relevo assume importância fundamental no espaço pois suas formas e modalidades respondem pelo comportamento da paisagem.
Ao se apresentar um estudo integral do relevo deve-se abordar 3 campos: a compartimentação morfológicas, a estrutura superficial e o estudo da paisagem.
A compartimentação morfológica observa os diferentes níveis topográficos e as características do relevo, nesse aspecto a geomorfologia os diferentes graus de risco de ocupação que a área possui.
A estrutura superficial define a grau de fragilidade do terreno, sendo responsável pelo entendimento histórico da sua evolução, torna-se possível compreender a dinâmica evolutiva comandada pelos elementos do clima vinculados ou não ao ajustamento tectônico.
A fisiologia da paisagem tem por objetivo compreender a ação dos processos morfodinâmicos atuais, inserindo na análise o homem como sujeito modificador.
A Geomorfologia no contexto da Geografia
A teoria geomorfológica edificou-se com a nítida vinculação aos campos de interesse da geografia. Assume