Plastico
Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas) facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, sacolas, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos.
A matéria- prima dos plásticos geralmente é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de esses compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separa-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta fornecida para as centrais químicas e petrodoicas, onde passa por uma serie de processos, dando origem aos principais monômeros, como por exemplo, a creolina.
A designação “plástica” origina- se do grego plassein e exprime a característica dos materiais quanto à moldabilidade (mudança de forma física). Adota- se este termo para identificar materiais que podem ser moldados por intermédio de alterações de condições de pressão de calor ou reações químicas.
O primeiro acontecimento que levou a descoberta dos plásticos foi o desenvolvido do sistema de vulcanização por Charles Goodyear em 1839, adicionando enxofre à borracha bruta. A borracha tornava- se mais resistente ao calor.
O segundo passo foi à criação de nitroceluloide, em 1846 por Christian Schonbein, com a adição de acido sulfúrico e acido nítrico ao algodão.O nitro celuloide era atualmente explosivo e passou a ser utilizado com alternativa a pólvora.Posteriormente, foi desenvolvido o celuloide com a adição da canfora.Esse novo produto tornou se matéria-prima na fabricação de filmes fotográficos, bolas de sinuca, placas dentarias e bolas de pingue- pongue.
Em 1909 Leo Baekeland criou a baquelite, primeiro polímero realmente sintético, podendo ser considerado, portanto, o