Plástico
Curso de Design Gráfico – 3º Período - Noite
Materiais e Processos
Plástico
Alunos: Jéssica Patrícia Julice Vieira Mário Barbosa
Professora: Adrianna Coutinho
Olinda - Maio/2014
1. Introdução
Plástico, tem seu nome originário do grego "plastikos" que significa - capaz de ser moldado, é um material de origem natural ou sintética, obtido a partir dos derivados de petróleo ou de fontes renováveis como a cana-de-açúcar ou o milho.
Os plásticos fazem parte da família dos polímeros que são formados por macromoléculas caracterizadas pela repetição múltipla de uma ou mais unidades químicas simples, os monômeros, sendo unidas entre si por reações químicas chamadas de reações de polimerização.
Os tipos de plásticos mais consumidos atualmente são:
Polietilenos (PE) – É quimicamente o polímero mais simples, e devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comuns.
Polipropilenos (PP) – O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.
Poliestirenos (PS) – Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa.
Policloretos de vinila (PVC) – O PVC é um plástico não 100% originário do petróleo. Contém , em peso, 57% de cloro e 43% de eteno. Como todo plástico, o vinil é feito a partir de repetidos processos de polimerização que convertem hidrocarbonetos, contidos em materiais como o petróleo, em um único composto chamado polímero.
Poliésteres (PET) – Poliéster é uma categoria de polímeros que contém o grupo funcional éster na sua cadeia principal. Apesar de existirem muitos poliésteres, o substantivo masculino "poliéster"