Biografia Giuseppe Ingegneri
663 palavras
3 páginas
Nasceu na capital da Sicília com o nome de Giuseppe Ingegneri e quando ainda pequeno sua família emigrou à Argentina. Em 1892, já havendo finalizado seus estudos secundários, fundou o periódico La Reforma e um ano depois, 1893, ingressou como aluno na Faculdade de Medicina de Buenos Aires, da qual recebeu em 1897 o grau de farmacêutico e em 1900 de médico com sua tese Simulación en la lucha por la vida.Em 1903 a Academia Nacional de Medicina o premiou por Simulación de la locura (sequência de sua tese editada em livro). Foi nomeado Jefe de la Clínica de Enfermedades Nerviosas de la Facultad de Medicina (Chefe da Clínica de Enfermidades Nervosas da Faculdade de Medicina) da Universidade de Buenos Aires e em 1904 ganhou a suplência da Cátedra de Psicología Experimental na Facultad de Filosofía y Letras.
Se converteu em um destacado membro da Cátedra de Neurología a cargo de José María Ramos Mejía e no Servicio de Observación de Alienados de la Policía de la Capital, do qual chegou a ser seu diretor.
Entre 1902-1913 dirigiu os arquivos de Psiquiatria e Criminologia e assumiu o cargo do Instituto de Criminologia da Penitenciaria Nacional de Buenos Aires, alternando seu trabalho com conferências em universidades européias.
Em 1908 ganhou a Cátedra de Psicologia Experimental na Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires. Nesse ano fundou a Sociedad de Psicología (Sociedade de psicologia).
Em 1909 foi eleito Presidente da Sociedade Médica Argentina e nomeado Delegado Argentino do Congresso Científico Internacional de Buenos Aires. Completou seus estudos científicos nas universidades de Paris, Genebra, Lausana e Heidelberg.
Seus ensaios sociológicos, El Hombre Mediocre e ensaios críticos e políticos, como Al margen de la ciencia, Hacia una moral sin dogmas, Las Fuerzas Morales, Evolución de las ideas argentinas e Los tiempos nuevos tiveram um grande impacto no ensino ao nível universitário na Argentina e obtiveram uma grande adesão moral entre