Resenha do Livro A Ação do Homem de Pierre George
Instituto de Tecnologia
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Teoria e Análise Regional e Urbana
Resenha do capítulo VI “A Região. Tema Geográfico da Organização do Espaço”, do livro “A Ação do Homem”, de Pierre George.
BELÉM
2014
Conhecer o objeto que compõe a unidade básica de estudo dessa disciplina, a Região, requer uma introdução aos conceitos epistemológicos que o permeiam, e é o que o autor do livro faz ao propor as variantes que influenciam na definição do termo tema da Geografia.
Segundo Pierre, a Região Geográfica, como recorte em determinado espaço/território, engloba um complexo de características que a definem e que precisam compor, até certo ponto, homogeneidade, seja do ponto de vista físico ou humano/subjetivo. E é desses dois aspectos que derivam as duas principais ideias de Região.
Do ponto de vista físico, o autor descreve Região Natural como sendo a que leva em conta características puramente de ordem ambiental, como clima, relevos, geomorfologia, vegetação e etc., considerando as diferentes interações e efeitos que daí derivam. Nesse tipo de abordagem, o traço principal e que denota unidade à região é o clima, mas podemos adotar diferentes critérios na escolha da importância dos dados que servirão como parâmetro na definição dos limites da região, o que confere flexibilidade a mesma.
Já do ponto de vista humano/subjetivo o autor apresenta a Região Histórica como uma sede que serve à evolução dos acontecimentos históricos. Por mais que a tradição histórica de cada região tenda a manter-se estática, a dinâmica das ações humanas que dela derivam, impulsionam as modificações nos limites da sede. George Pierre afirma que a dinâmica dos acontecimentos históricos consiste de movimentos e que o espaço se apresenta apenas como palco para os atores, e se faz neutro. Mesmo quando a natureza ou, no caso, o limite da Região Natural se apresenta como obstáculo ao aumento da