Gestão de pessoas
KELLY CRISTINA DE OLIVIERA
DE VOLTA A CASA
O aquecimento doméstico está atraindo pessoas de outros estados e brasileiros que haviam saído do Brasil nos últimos anos para trabalhar no exterior.
O país volta a ser atrativo principalmente para os profissionais do setor de óleo e gás que tinham ido trabalhar no Mar do Norte, na Arábia Saudita e Oriente Médio.
No início dos anos 2000 o Rio de Janeiro observou a saída de muitos cariocas rumo ao exterior ou outras capitais brasileiras, hoje o movimento é inverso.
Segundo Rafael Menezes, sócio da filial da consultoria ASAP do Rio isto está ocorrendo devido á alta dos salários, assim como os benefícios e a participação nos resultados.
No ramo da engenharia, os salários subiram entre 30% e 40% devido à escassez de profissionais.
Curiosidade: O Brasil forma por ano 40 mil engenheiros, enquanto outros países do BRIC chegam a formar 400 mil ao ano.
TURISMO
Conhecida como Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro é uma das cidades mais belas do mundo. Maior polo turístico do País, a cidade recebe 6 milhões de visitantes por ano, mais de um terço de sua população, de 15,4 milhões. Além das praias e do carnaval, das ações de pacificação das favelas, da descoberta e exploração do manancial de petróleo do pré-sal, o Rio tem ótimas perspectivas de negócios em vista com grandes eventos como a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíada em 2016.
A Cidade Maravilhosa se prepara com investimentos vultosos principalmente no ramo da hotelaria.
A Accor é um dos maiores investidores, e pretende abrir nove hotéis até 2015, o que demandará 600 contratações.
A grande preocupação são com as funções de camareira, cozinha e garçom, pois possuem grande concorrência com outros setores da economia que oferecem remuneração maior e jornada mais tranquila.
Para solucionar o problema a FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), está planejando ir até escolas, cursos profissionalizantes e ONGs de