Gestão de pessoas
SÃO LEOPOLDO, NOVEMBRO DE 2013
GESTÃO DE PESSOAS
É o setor de uma empresa que é responsável por toda a infraestrutura oferecida ao funcionário para que possa desempenhar bem a sua função. Desde a sua contratação, treinamento e monitoramento. Gestão de pessoas refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas, a saber:
* Recrutamento e seleção de pessoal;
* Análise dos cargos e avaliação de desempenho;
* Remuneração e benefícios;
* Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
* Qualidade de vida no trabalho.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL
Tem por objetivo atrair e selecionar os profissionais mais adequados para o desempenho de uma determinada função. Os processos seletivos podem ser compostos por entrevistas, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, entre outros, ou por conjugação de vários destes, dependendo da política ou prática da organização. Uma seleção objetiva, isenta, criteriosa e ajustada, além de ser o espelho de uma organização, acaba contribuindo bastante para o desempenho de uma empresa.
Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de Recursos Humanos da organização.
Seleção de pessoal é a escolha dos candidatos recrutados que melhor se ajustam no cargo em aberto. O objetivo básico da seleção de pessoal é escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.
ANÁLISE DOS CARGOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Cargo é à base da aplicação das pessoas dentro das tarefas da organização. O cargo é composto de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, e para desempenhar suas funções ela deve ter uma posição definida dentro do desenho da organização. Para isto, são fundamentais: Conteúdo do