Gestão de pessoas
“Recrutamento e seleção são o primeiro passo rumo a uma relação produtiva com um funcionário. Reservar tempo para entrevistar minuciosa e imparcialmente pode resultar em um funcionário motivado que irá permanecer na empresa por muito tempo” (MONTANA, p. 210, 2010
“Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados, as exigências dos papéis funcionais” (MILKOVICH, 2000, p. 338).
Para Vergara (2009) o gestor deve ter capacidade de contribuir na formação de valores e crenças organizacionais, que dignifiquem o ser humano, já que para o autor, se as empresas não existem para satisfazer as pessoas, elas não têm razão de existir.
Descrição
Gestão de Pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.
CHIAVENATO
Fae (2007) A empresa procura colaboradores que com certo grau de autoconhecimento pessoal e profissional e que tenha competência interpessoal. Mas o colaborador precisa receber uma resposta a respeito de seu comportamento na empresa para que possa atingir seus objetivos.
Subsistemas
Pesquisa de RH – Tem o intuito de verificar constantemente como anda o mercado de trabalho, como os concorrentes estão tratando os seus próprios funcionários no que diz respeito ao salário, benefícios, ambiente de trabalho, qualidade de vida, clima organizacional e tudo aquilo que envolva as práticas do RH.
Recrutamento – Adotar estratégias para captar externamente no mercado ou internamente dentro da empresa pessoas com o perfil exigido pela organização.
Seleção – Geralmente quando a empresa recruta pessoas para preencherem vagas de trabalho disponíveis, costumam aparecer uma quantidade significativa de candidatos, então o RH deve ser responsável