análise do filme tratamento de choque
Fobia social pode ser considerada uma timidez patológica, daquelas que chega a causar impactos negativos na vida pessoal. São pessoas excelentes, mas que na hora de se expor entram em pânico sentindo um forte constrangimento e se por vezes for forçada a enfrentar a situação tem as sensações de ansiedade aumentada. Sob pressão são acometidas por sentimentos de medos, taquicardia, respiração acelerada, tremores, sudorese. Esses sintomas físicos normalmente vêm acompanhados dos sintomas psicológicos que incluem dificuldade de raciocínio, complexo de inferioridade, medo de ser avaliado e observado.
Como podemos perceber esses sintomas são também apresentados nos transtorno de ansiedade patológico, isso quer dizer que a fobia social está dentro dos transtornos de ansiedade. Qualquer pessoa normal fica ansioso ou nervoso em algum evento onde estará exposto, mas depois de passado algum tempo ele estabiliza ansiedade, já o portador da fobia social não se sente confortável em nenhum momento, por vezes tendo ataques de pânico ou fugindo do ressinto sem dar explicações e essas são atitudes comparadas a pessoas extremamente tímidas.
Como ocorre no filme o ator principal, Dave Buznik, não sabe se impor diante do chefe, evita confrontos, não se relaciona de forma íntima em público causando sérios prejuízos nas relações pessoais e profissionais, pois sempre tem uma sensação de que esta sendo observado, avaliado e que as pessoas vão de alguma forma lhe punir como aconteceu na sua infância ao arriscar seu primeiro beijo em público. Esserepertório de punição ele aprendeu após ter vivido essa experiência forte e única.
Dentro da fobia social existe o treinamento de habilidades que postula que postula que os indivíduos com esta fobia sofrem de um grande déficit nas habilidades sociais, por exemplo, iniciar uma conversa com uma pessoa estranha, se comportar em uma entrevista de emprego, comportamento de paquera, etc.