Resumo do filme um estranho no ninho
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO ACOMPANHAMENTO À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
UM ESTRANHO NO NINHO - FILME
RECIFE/2013
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS – ESUDA
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO ACOMPANHAMENTO À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Trabalho elaborado pelos alunos acima citados como requisito parcial da Disciplina de Psicologia do Acompanhamento a Pessoas com Necessidades Especiais, do 7º período ministrada pela professora Fabiana Wanderley.
RECIFE/2013
RESUMO DO FILME
O filme relata a história de Randle Mucmurphy, que após ser preso por estrupo, finge ser louco, para não cumprir pena na cadeia. Ele é transferido para um manicômio, ao chegar ele observa toda rotina monótona daquele local, suas regras e onde todos eram pacientes submissos a elas não sendo capazes de poder expressar nenhuma reação, não podiam rir, cantar, eram completamente submissos.
McMurphy inicialmente pensa que seria como umas férias em um manicômio, só depois ele vai descobrir o quanto está errado. Claramente ele não pertence aquele lugar. Com sua presença, todos os pacientes percebem o quanto ele é diferente, livre, espontâneo e muito irreverente do que eles, e aos poucos vão se permitindo influenciar de forma complacente pelas suas idéias.
Eles eram muito obedientes e temiam muito a enfermeira Mildred Ratched, que não zelava pela saúde dos pacientes, mas só se preocupava em impor as regras e ordem da instituição.
McMurphy tenta lutar contra todo aquele conformismo, que pode até ser uma critica ao espírito da nossa sociedade atual. Com o tempo todos que estavam ali internados passam a encontrar em McMurphy aquilo que eles gostariam de ser, mais que infelizmente não podiam devido a organização da clinica. Eles passam a olhar McMurphy como seu líder e protetor contra as ameaças e punições, pois ele não