As pessoas com deficiencia sofrem com a discriminação
Muitas famílias escondem seu deficiente por vergonha, e dizem que não sabem lidar com o seu deficiente, e por comodismo não procuram ajuda, não buscam informações.
"Algumas pessoas têm medo, inclusive, de conviver com as pessoas com deficiência, como se a deficiência fosse 'contagiosa' e desaprovam a convivência daqueles que escolhem um(a) parceiro(a) com deficiência através de chantagens e outros tipos de manipulação, auxiliando a perpetuação do preconceito e mantendo a exclusão
Podemos dizer que a discriminação é um obstáculo ao acesso para a pessoa com deficiência, pois impede que o sujeito de direito venha exercer qualquer tipo de função, em decorrência disso estamos impedindo essa pessoa de fazer ou deixar fazer aquilo que ela deseja, onde muitas vezes o que falta são informações para os seus familiares que também não tem acesso por não saberem onde buscar tais serviços que possam viabilizar os recursos que lhe são pertinentes para resolver sua problemática. As famílias muitas vezes desconhecem e não sabe lidar com essa pessoa com deficiência. As políticas públicas existem, mas precisam ser mais divulgadas para que a pessoa com deficiência tenha mais acesso aos seus direitos.
Podemos salientar um ponto fundamental referente à pessoa com deficiência, em que a sociedade a estigmatiza dizendo que ela é incapaz de ter uma vida independente. E quando nos referimos à ruptura da discriminação falamos sobre a abrangência da acessibilidade quanto às estruturas arquitetônicas que precisam estar adaptadas ao deficiente físico, o atendimento nos postos de saúde disponibilizando um intérprete em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), textos informativos em braile entre outros.
As pessoas com deficiência, historicamente, encontram-se numa situação