Pedido de material
Instituto de Ciências da educação
Faculdade de Educação
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Discente:
RESUMO
Belém-PA
2014
No texto os autores discutem os diversos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, mencionando que uma das questões mais graves sobre os direitos das mesmas é de viverem sem discriminação. Eles questionam-se, de como entender a realidade da normalidade imposta aos corpos com impedimentos? Logo, relatam que debater contra essa ideologia necessita de conhecimentos diversos como a biomedicina e as religiões. Diniz e Santos ao falarem de deficiência, relatam que é necessário discutir sobre: igualdade, liberdade e justiça em relação à essas pessoas que vivem presas em uma sociedade que é sustentada por uma ideologia da normalidade. No decorrer de seu texto os autores vão salientando outros assuntos que irão ser pautados no livro. Por fim eles relatam que a obra adiantou algumas questões voltadas para as discriminações sofridas pelos deficientes que são ignoradas por contextos políticos.
Deficiência e Direitos Humanos: Desafios e Respostas à Discriminação
“De um lado, as reinvindicações das pessoas com deficiência são demandas na esfera dos direitos. Mas, de outro, uma vida sem discriminação ainda está longe de ser uma conquista compartilhada entre todas as pessoas com deficiência”. (p.9)
“Esta obra enfrenta uma das questões mais inquietantes e silenciadas sobre os direitos humanos para as pessoas com deficiência – o direito a viver livre de discriminação.” (p.9) “Como descrever os resultados perversos da ideologia da normalidade sobre os corpos com impedimentos?”. (p.10) lado, as reinvindicações das pessoas com deficiência são demandas na esfera dos direitos. Mas, de outro, uma vida sem discriminação ainda está longe de ser uma conquista compartilhada entre todas as pessoas com deficiência”. (p.9)
“Esta obra