Curva is-lm
4.1 Considerações iniciais 4.1.1) O modelo IS-LM – análise Hicks-Hansen – mostra como taxa de juros e nível de renda são determinados, tal que os mercados de bens e serviços e de ativos monetáriofinanceiros estejam em equilíbrio. O modelo IS-LM é um modelo de equações simultâneas. Conforme o referido modelo, o mercado real (bens e serviços) é dinamizado pela política fiscal, ao passo que o mercado de ativos monetário-financeiros é dinamizado pela política monetária.
4.2 Curva IS
4.2.1) A curva IS descreve a condição de equilíbrio no mercado de bens e serviços; isto é, igualdade entre oferta e demanda de bens e serviços, a partir de combinações entre taxa de juros e nível de renda.
4.2.2) Modelo simples: (a) Y = C0 + c(Y) + I0 - I(r), em que 0 c 1. Graficamente:
r
DA
OA=DA C+I
r
I(r)
IS
I
Y
Y
2
(b) Qualquer ponto sobre a curva IS representa o equilíbrio no mercado de bens e serviços. Deslocamentos da curva IS estão relacionados a variações autônomas de gastos, sejam de consumo (C), sejam de investimento (I).
(c) A inclinação da curva IS depende de dois fatores: sensibilidade (elasticidade) do investimento em relação à taxa de juros e da propensão marginal a consumir, que influencia o multiplicador da renda. Matematicamente: Y = C0 + c(Y) + I0 - b(r) Y c(Y) = C0 + I0 - b(r) Y(1 - c) = A0 - b(r) Y = [A0 - b(r)]1/1 - c Y = [A0 - br] r/Y = - 1/b. Quanto maior for a sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros (b), mais horizontal é a curva IS – menor a sua inclinação –, e vice-versa. Por outro lado, quanto maior for a propensão marginal a consumir (c), maior o multiplicador da renda e, por conseguinte, mais horizontal é a curva IS – menor a sua inclinação –, e viceversa.
(d) O multiplicador da renda diz de quanto o nível de renda cresce a partir de uma variação autônoma de gastos (C e I); em outras palavras, uma