Curva IS/LM
O Modelo IS-LM
DOUGLAS DIAS
JANISA NEVES
MÁRCIA MARIA HONÓRIO
MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA
RONALDO T. MELO
TURMA 2012
GOVERNADOR VALADARES
2013
O MODELO IS/LM
O modelo IS/LM é uma teoria que trata da demanda agregada por bens e serviços. Foi proposto na década de 1940, sendo chamado de análise Hicks-Hansem ou Keynesiana devido aos seus autores. É um instrumento para fins de análise didática utilizado na macroeconomia. A fórmula original do IS/LM considerava que os preços eram rígidos no curto prazo. O modelo é representado em um gráfico onde são relacionadas duas variáveis: taxa de juros no eixo vertical e produto real no eixo horizontal. Hoje pode ser aplicado a preços rígidos ou flexíveis e pode ainda ser incluído ente as ferramentas de junção das escolas: Síntese Neoclássica e Keynesiana.
Quando falamos do modelo ISLM, falamos de duas curvas: a curva IS e a curva LM. Este modelo é representado graficamente relacionando a taxa de juros e o produto real. Observa-se que apesar de ser graficamente uma curva, parte-se sempre de retas.
A curva IS corresponde à demanda por bens e serviços. Assim podemos relacionar investimento (I) e poupança (S). Em uma situação de equilíbrio, temos que poupança é igual a investimento, ou seja, tudo que é produzido é consumido.
A curva IS assume a forma descendente da esquerda para a direita, pois quando há uma queda na taxa de juros observa-se um aumento do nível de investimento e conseqüentemente da produção, ou seja, o aumento da taxa de juros reduz a demanda agregada em virtude de seu efeito sobre o consumo e investimento. É a diminuição da taxa de juros que gera o aumento de investimentos e produtos. A curva IS representa o lado real da economia. As taxas de juros e renda equilibram o mercado de bens e serviços.
Gráfico
Formula da curva IS:
Y = C + I (demanda igual a consumo mais investimento)
S = Y – C (poupança igual a produto menos o consumo)
S = I