projeto ed. infantil
TEMA Psicomotricidade na Educação Infantil.
JUSTIFICATIVA No plano da consciência corporal a criança começa a reconhecer a imagem do seu próprio corpo através principalmente de interações sociais e brincadeiras diante do espelho, o que lhe proporciona a construção de sua identidade.
SITUAÇÃO PROBLEMA Os educadores na Educação Infantil enfrentam hoje um grande problema, a dificuldade de decifrar o que a criança expressa através de seus movimentos, muitos educadores não consegue discernir o movimento em si com o que a criança tem em mente e não conseguem associar as duas coisas. Pensando nisso o presente trabalho tem o intuito de mostrar que a mente e a expressão corporal da criança estão inteiramente ligadas, identificando como a criança pode se desenvolver através da expressividade corporal, mostrando como seus movimentos são importantes para que ela se descubra dentro da sociedade e a partir de então conseguir se interagir com o meio. Público alvo: Alunos da Educação Infantil.
OBJETIVOS Nesta fase deve-se aprofundar e ampliar os objetivos estabelecidos no período de zero a cinco anos para que as crianças sejam capazes de: - Conhecer as potencialidades e limites do próprio corpo; - Controlar e aperfeiçoar gradativamente o próprio movimento.
EMBASAMENTO TEÓRICO “Psicomotricidade é um importante fator para o desenvolvimento da criança na fase pré – escola” (Peçanha 2006). A psicomotricidade no processo ensino-aprendizagem visa contribuir de forma pedagógica para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico, no qual se acredita que as atividades de psicomotricidade possam ser trabalhadas no contexto escolar de forma a auxiliar no processo de aprendizagem do aluno.
PERCURSO METODOLÓGICO Pode-se afirmar que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se