Projeto de Intervenção - Estágio Ed. Infantil
TEMA: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Introdução
O momento do estágio supervisionado é a oportunidade que o estudante da graduação possui de se encontrar com a prática; de se aproximar, de fato, daquilo que se vê na teoria. Quando pensamos nesta atividade no curso de Pedagogia, levando-se em consideração esse ser na forma de Licenciatura, devemos ter em consideração a importância de estar dentro de uma sala de aula, seja da Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para que possamos vivenciar o cotidiano do ambiente escolar. Tão significativo como compreender a importância do estágio, é entender como alguns estudiosos entendem o termo. Para Buriolla (2009), o estágio curricular
é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente”. (p. 13)
Dito isso, é esperado que, ao findar da graduação, o(a) aluno(a) tenha capacidade e habilidades para poder estar inserido dentro de uma sala de aula. Para tanto, é importante salientar que
embora possa atuar tanto na Educação Infantil como nos anos iniciais do Ensino Fundamental, precisa de preparo específico para cada modalidade de ensino. Ainda que muitas especificidades da profissão se configurem em ambos os contextos, algumas habilidades são específicas e requeridas de acordo com a faixa etária da criança. (SANTOS, 2010. p. 181)
Complementando essa questão referente o tipo de preparação que os profissionais da Educação Infantil devem ter, e, ainda, segundo parágrafo 1, artigo 8 das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (2009), poderemos observar quais são as relevâncias que pretendemos desenvolver nos estudantes neste estágio.
Na efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão