O modelo IS-LM
1 - INTRODUÇÃO
Neste trabalho, foi feito um levantamento sobre a origem e a dinâmica do modelo IS-LM, demonstraremos que apesar de ser um modelo relativamente simples ele é de grande utilidade para os economistas, e largamente utilizado para demonstrar o que acontece com a economia em caso de interferência do governo, seja no campo fiscal ou monetário, o modelo capta o que acontece com a renda se por exemplo implantado uma política de expansão ou contração fiscal e/ou monetária.
O uso conjunto das políticas fiscal e monetária é conhecido como com combinação das políticas monetária e fiscal, ou apenas combinação de políticas. As vezes as políticas são utilizadas com um objetivo comum, porém, a combinação dessas políticas é causada por tensões ou mesmo desacordos entre o governo (encarregado da política fiscal) e o banco central (encarregado da política monetária). O modelo IS-LM caracteriza as implicações do equilíbrio simultâneo nos mercados de bens e financeiros.
2 - ORIGEM E ESTRUTURA
O modelo IS-LM é um modelo de equilíbrio simultâneo dos mercados do produto e da moeda que estão interligados pelas variáveis renda nacional (Y) e taxa de juros ( r ). É também denominado "modelo Hicks-Hansen" por Ter sido originado em famoso artigo de Jonh Hick, expondo e criticando a Teoria Geral de Keynes e por Ter sido adotado e divulgado nos Estados Unidos em livro de Alvin Hansen. Apesar da limitação de não levar em consideração outros setores da economia, nem o problema do desemprego e inflação, o modelo IS-LM tem sido largamente utilizado por revelar, de forma simples, os principais objetivos e dificuldades da política econômica.
A curva IS (Investimento e Poupança) representa e equilíbrio do produto, e é uma relação inversa entre a renda nacional e a taxa de juros que satisfaz o equilíbrio no mercado do produto. Uma queda na taxa de juros estimula o investimento, provocando o aumento da renda e do produto nacional, conforme a figura 1.
A