Desenvolvimento de acordo c Henri Wallon
Henri Wallon
Assistimos a um vídeo onde uma menina de 2 anos está na sala com seu pai e avós diante da televisão que passa um vídeo infantil. O pai (assumimos ser o pai) canta a música do vídeo e pede para a garotinha não levar o DVD embora, para deixar com ele, pois ele quer cantar a música. A menina diz que não vai deixar o DVD pois ela vai embora, vai levar para casa. O suposto pai insiste e ela diz que não vai cantar e que está brava, muito brava. O suposto pai e supostos avós perguntam porque a menina está brava. Com gestos que faz com o dedinho parece estar reprendendo as pessoas que estão na sala e acaba “brava” saindo de cena, e soltando ainda um “poxa vida” ao se retirar da sala.
De acordo com a teoria de Wallon, a menina do vídeo está no segundo estágio de desenvolvimento, chamado por ele de estágio sensório-motor e projetivo.
Neste estágio que vai dos 12 meses até o terceiro ano de vida, a criança adquire maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração do espaço. Aqui o funcionamento mental está se criando e a criança projeta (daí o nome) seus pensamentos através de gestos. No vídeo citado a menina faz gestos negativos tanto com a cabeça quanto com as mãos e os dedos. Põe ainda a mão na cintura e sua linguagem corporal expressa muito bem sua insatisfação.
Wallon ensina que neste estágio a criança usa muito a comunicação simbólica, usando muito de imitação e mimetismos. Percebe-se no vídeo que a criança imitou as falas e gestuais de algum adulto que convive com ela. Nas frases: “estou muito brava”, “poxa vida” ela repassa um aprendizado, imitando gestuais a que deve ser exposta frequentemente.
A menina está enfrentando com apenas dois anos uma situação onde está insatisfeita e tem que “convencer” os adultos presentes de seu ponto de vista. Uma das características deste estágio é já estar pronto para responder a perguntas e lidar