DESIGUALDADE,DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: A questão da pessoa com deficiência.
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é um país considerado politicamente e economicamente estável,porem o seu crescimento econômico é muito lento,isso faz com que o nível de desigualdade social seja bastante significativo,dentro da sociedade as pessoas que mais sofrem com essa questão social são as mulheres,os negros,homossexuais e as pessoas com deficiência essas classes minoritárias sofrem constantemente com a discriminação,a violência e a exclusão social.Cabe ao governo junto com a sociedade reprimir e combater esse tipo de conduta.
Existem meios de garantir que esse quadro de desigualdades seja modificado,é necessário campanhas de conscientização,onde deve-se respeitar e reconhecer as diferenças,para que assim os relacionamentos sociais possam fluir de forma igualitária.Dessa forma o que irá ser abordado dentro desse trabalho serão as conquistas e as lutas que os deficientes tem encontrado dentro do sistema social para atender as suas necessidades em todos os ambitos sociais.
2. DESENVOLVIMENTO Segundo dados do IBGE no ultimo censo realizado no Brasil existem cerca de 45 milhões de deficientes no país,esses deficientes passam por inúmeros problemas que lhe dificultam a vida dentro da sociedade em que vivem,a discriminação,o preconceito,a violência e a desigualdade social é uma constante na vida de uma pessoa com deficiência,isso acontece dentro das comunidades em que vivem ou quando vão a procura de uma ocupação profissional e são excluídas do mercado de trabalho,por possuírem uma deficiência física ou mental. O processo de exclusão social de pessoas com deficiências físicas ou com alguma necessidade especial é tão antigo quanto a socialização do homem. A sociedade sempre possuiu uma estrutura onde a pessoa que nascia com uma deficiência física era inábil e marginalizada sendo dessa