Desigualdade, Diversidade E Violencia Na Sociedade Brasileira A Questão das Pessoas com Deficiência
SUMÁRIO 2
1-INTRODUÇÃO
Ao abordarmos temas que envolvam questões comportamentais como a homofobia, racismo e deficiências, não é algo que se faz através de uma simples leitura, é necessário uma abordagem no contexto histórico para melhor compreensão das praticas sociais, da politica e da economia, o que nos remetem a uma analise dos fatos ocorridos e que deram origem ao Serviço Social e a um novo olhar para a valorização da diversidade humana e o respeito a suas diferenças. Desta forma, discutir conceitos e praticas focalizados nas minorias culturais, raciais, de gênero ou portadores de deficiência, tornar-se uma tarefa complexa dado aos estilos e paradigmas contemporâneos que nem sempre cedeu lugar para os direitos e exercício da cidadania.
2 JUSTIFICATIVA
Acredito que o presente trabalho contribua na intenção de divulgar conhecimento sobre as diversas questões conflitantes a sociedade e justifica-se pela necessidade de abordar um tema transformador e que envolva todos os aspectos que convergem à inclusão de pessoas portadoras de deficiência no convívio social e de relevante responsabilidade social. Buscou-se conhecer a realidade destas pessoas e o preconceito acometido a elas. Através desta pesquisa pretendeu-se emitir o pensamento de conscientização sobre a importância de cada ser quanto a suas diferenças e do cumprimento da Lei de Cotas e da Lei de Acessibilidade através de atitudes e ações inclusivas.
Possui caráter desafiador, estimulante e incipiente frente à realidade, revela os desafios e dificuldades enfrentados constantemente pelo deficiente e de sua luta para superar os obstáculos ao se exporem e se defrontarem com um ambiente social inadequado às suas necessidades.
4 DESENVOLVIMENTO Abordando o contexto histórico, temos a ideia do que é ser uma pessoa com deficiência hoje e do que foi no passado. Desde os primórdios da historia, revela-se uma