Gestão de Pessoas
Introdução
É fato que hoje em dia, os modelos de liderança mudaram e as estratégias também. Hoje tem sido exigido que o poder, que é depositado nas mãos dos lideres seja usado de forma racional, e com intuito de beneficiar o grupo. No resumo abaixo teremos a visão, do que se espera realmente de um líder contemporâneo, e o uso do poder como uma arma de relacionamento e superação de resultados.
Gerenciando o objetivo comum: As habilidades de Liderança
Liderança: A realidade Contemporânea
Antes, vistos apenas como estrelas internas das grandes empresas, dirigentes e líderes empresariais contemporâneos atraem hoje a atenção do grande publico. Por serem reconhecidas e bem recompensadas, cresce o numero de pessoas que almejam ser dirigentes de empresas ou organizações públicas, bem como o de pessoas desejosas de iniciar e fazer crescerem os seus próprios negócios.
Embora mais complexa, mais vulnerável e mais vinculada a resultados de curto prazo, a carreira de chefia continua a ser atraente, sobretudo para os mais jovens, por conta de atividades de decisão e liderança, empreendedorismo na ação, e por ser mais bem paga, parece como mais charmosa.
Dirigentes, administradores, executivos, gerentes, chefes e líderes passaram a significar praticamente a mesma coisa, e normalmente se referem a cargos de chefia, distinguindo-se mais efetivamente por definições internas de cada organização.
A atração pela liderança decorre basicamente da associação a grandes personalidades da história, carregando, assim, uma dimensão mágica, de qualidades únicas para influenciar pessoas.
Por constituir essencialmente uma interação pessoal, a liderança pode ser vista como uma função gerencial, embora, evidentemente, não seja privativa da gerência. Outras pessoas de um mesmo grupo, instituição ou empresa podem exercê-la, independentemente de ocuparem posições de chefia.
A