Intermediação Financeira
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MERCADO FINANCEIRO Intermediação Financeira
SÃO PAULO
2012
MERCADO FINANCEIRO Intermediação Financeira
SÃO PAULO
2012
Sumário
Introdução
Em intermediação financeira analisaremos a função de Intermediários Financeiros, o papel dos agentes e a necessidade de haver intermediação na economia.
A função do intermediário financeiro é direcionar recursos de agentes superavitários para aqueles carentes de capital para investimento.
Veremos também a maioria dos temas envolvidos nesse processo, verificando assim a importância de se ter meios de uma atividade econômica, a compreensão da economia irá permitir que tenhamos uma melhor relação entre resultados agregados e o desempenho dos vários agentes econômicos.
Identificaremos a essência da economia que é decidir sobre seus recursos escassos, visando produzir bens e serviços orientados ao atendimento dos objetivos de toda a sociedade.
A satisfação das necessidades fundamentais como alimentação, saúde, habitação e segurança é facilitada pelos serviços financeiros, e eles são proporcionados pelos intermediários que são os bancos e outras entidades que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional.
Banco é uma das instituições financeiras componentes do Sistema Financeiro Nacional (SNF), organizada para intermediar recursos. Esses são expressos principalmente sob a forma de moeda e títulos, sendo a moeda o facilitador de trocas entre os agentes econômicos. 1.1 Escassez e rendimentos decrescentes
É por meio do conhecimento da economia que se temos uma visão ampla e crítica do funcionamento do mercado financeiro, podendo assim responder á diversas questões como : poupança, investimento, desenvolvimentos etc.
A economia procura compreender a decisão de utilização de recursos produtivos escassos ( terra, capital e