intermediação financeira
Disciplina de MERCADOS FINANCEIROS (Prof. Alexander)
Aula 02:
A intermediação financeira:
Os intermediários financeiros são instituições que procuram servir as necessidades tanto dos poupadores (emprestadores) quanto dos tomadores de empréstimos (investidores). Os mercados financeiros (mercados de títulos e ações) e intermediários financeiros (bancos, companhias de seguro, fundos de pensão) têm a função básica de juntar (ligar) as pessoas, ou agentes econômicos, transferindo os recursos daqueles que tem um excesso de fundos (poupadores) para os que têm uma escassez de fundos (os investidores).
À medida que se estabelecem condições para a intermediação financeira, os agentes econômicos superavitários, cujos rendimentos correntes recebidos sejam superiores aos seus gastos totais, poderão canalizar suas disponibilidades de caixa aos agentes econômicos deficitários, cujos gastos totais em consumo e investimento são superiores as disponibilidades imediatas. Esse sistema de canalização de recursos dos agentes poupadores (superavitários) para os agentes gastadores (deficitários) estimulará ainda mais as atividades econômicas, pois gera condições para a expansão da demanda agregada, na forma de mais consumo e investimento.
Pré-requisitos para a existência da intermediação financeira:
a) Superação do estágio primitivo de escambo: a fim de evitar os problemas das trocas diretas;
b) Criação de bases institucionais para o funcionamento da intermediação: existência dos direitos de propriedade, cumprimento dos contratos e um sistema jurídico eficiente;
c) Existência de agentes econômicos deficitários e superavitários: motivo pela existência da intermediação entre tais agentes.
Benefícios da intermediação financeira:
• Maior especialização técnica na administração das carteiras;
• Minimiza custos de cobertura dos custos de riscos existentes;
1
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE (UNILASALLE)
Disciplina