SITUAÇÕES LÍQUIDAS PATRIMONIAIS
As situações líquidas patrimoniais são compostas pela diferença entre o ativo e o passivo.
ATIVO
Os ativos estão representados pelos os elementos positivos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários, e pode ser classificados em:
Bens
É tudo aquilo que uma Empresa possui, para uso, troca ou consumo, e podem ser classificados em:
Bens Tangíveis: têm existência física, são palpáveis, e classificam-se em:
• Bens Numerários: dinheiro;
• Bens de Venda: estoque de mercadorias, estoque de matérias-primas, estoque de produtos em fabricação, estoque de produtos acabados;
• Bens de Uso: imóveis, terrenos, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos, computadores, instalações;
• Bens de Renda: imóveis para aluguel. Bens Intangíveis: não são palpáveis, não possuem existência física, como por exemplo: capital intelectual, marcas, direitos autorais, patentes de invenção (documento pelo qual o Estado garante a pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção), franquias, copyrights e softwares.
Direitos
São todos os valores que uma Empresa tem a receber de terceiros (clientes), por ter efetuado vendas à prazo. Sempre que uma Empresa vende à prazo, receberá os valores no futuro, portanto a Empresa fica com Direito de receber o valor da venda no prazo combinado.
Ex: Duplicatas a Receber Promissórias a Receber Aluguéis a Receber
E na contabilidade são classificados da seguinte forma:
ATIVO CIRCULANTE
Neste grupo são classificados: dinheiro disponível em (caixa e bancos) em poder da empresa e também todos os valores que são transformados em dinheiro em curto prazo normalmente duplicadas a receber e estoques. Dinheiro e itens que se transformarão rapidamente em dinheiro devem, portanto, ser classificado no Ativo Circulante. Grupo que gera dinheiro para a empresa pagar suas contas a curto prazo e é conhecido