Contabilidade introdutória
Curso de Tecnologia em Analise de Sistemas 3º Ano
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
A principal finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam assim as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa. Para fornecer tais informações, a Contabilidade precisa registrar a movimentação do Patrimônio. Registrar de que maneira? Suponha que você seja o contabilista de uma empresa. Você vai iniciar a contabilização dessa empresa. E agora? Por onde começar? A escrituração é uma das técnicas da Contabilidade que consiste em registrar, nos livros próprios, os fatos que provocam modificações no Patrimônio da empresa. A escrituração começa pelo Livro Diário, no qual todos os registros são efetuados mediante documentos que comprovem a ocorrência do fato. Os documentos mais comuns são: Notas Fiscais, Recibos de Aluguéis, Contas de Água, Contas de Luz e Duplicatas. Veja um exemplo: Ocorreu na empresa o seguinte fato: venda de uma máquina de escrever. Para comprovar essa venda foi extraída uma Nota Fiscal. Mediante essa Nota Fiscal, o contabilista providenciará o registro do fato (venda da máquina) no Livro Diário. Inicia-se aí o processo da contabilização.
Aspectos Qualitativo e Quantitativo do Patrimônio
Vimos que o Patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações. Mas, se eu disser que o Patrimônio da minha empresa é:
Somente com essas informações será possível avaliar o tamanho deste patrimônio? É evidente que não! Então, há necessidade de ressaltar dois aspectos que a Contabilidade leva em conta para representar adequadamente os elementos que compõem