Gestão de pessoas
Uma série de fatores definem um plano de carreira: a necessidade da empresa, o estímulo ao colaborador e o próprio interesse do colaborador.
Um plano de carreira é uma série de passos que devemos tomar para atingirmos uma meta de carreira que tenhamos proposto para nós mesmos.
Antes de fazer um plano de carreira é necessário definir qual o objetivo profissional. Ampliar um pouco mais o objetivo, talvez seja melhor para encontrar um futuro um pouco melhor para trabalhar. Cargo melhor significa ganhar mais, é simples perceber isso, basta observar a pirâmide organizacional: os que estão no topo ganham mais e fazem menos, pois trabalham mais com o cérebro do que com as mãos. E isso serve de incentivo para a construção de planos de carreira.
b)Por que o mercado se utiliza deste ?disfarce? (dizer que a empresa possui um plano de carreira oficial) para encantar os novos empregados na seleção de pessoal ?
O desejo de funcionário é crescer dentro da empresa, por isso se encanta com planos de carreira.
As empresas se aproveitando desse interesse, usa dessa tática para atrair e manter o funcionário na empresa, oferecendo um plano de carreira com perspectivas profissionais e promessas de cargos melhores.
Parte II
O tema “Qualidade de vida no trabalho” vem se tornando cada vez mais uma preocupação para as organizações, tentando criar condições adequadas para realização de um ambiente de trabalho e de produtividade mais satisfatórios para ambos os lados.
A QVT suge devido a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho e, de interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e a qualidade. Quando a organização não oferece uma qualidade de vida no trabalho melhor, afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivação para o trabalho,