Teletrabalho novo conceito
Novo paradigma organizacional
Carlos Eduardo Pedro da Silva
“Ir para o escritório trabalhar tornou-se obsoleto. Agora, é muito mais fácil, barato e rápido levar as informações para onde as pessoas estão". Peter Drucker.
TELETRABALHO NOVO PARADIGMA ORGANIZACIONAL
Carlos Eduardo Pedro da Silva
A
Sumário: 1. Introdução; 2. Conceitos – 3. Aplicabilidade: 3.1 Modalidades: 3.2
Teletrabalhador: 3.3 Tipos de tarefas: 3.4 Locais de trabalho; 4. Planejamento: 4.1
Gerenciamentos: 4.2 Benefícios - Organização: 4.3 Benefícios - Teletrabalhador: 4.4
Benefícios - Sociedade: 4.5 Benefícios - Portadores de cuidados especiais; 5.
Investimentos: 5.1 Tecnologias: 5.2 Principais problemas; 6. Conclusão; 7. Bibliografia.
Resumo: O presente artigo surgiu a partir da necessidade de se discutir o teletrabalho no âmbito organizacional, na área de tecnologia da informação. A busca de uma nova forma de trabalhado descentralizado o teletrabalhador pode desenvolver a capacidade de autogerenciamento e estabelecer relações eficazes com a sua gerencia, colegas, equipes de apoio e a família, aproveitando todas as vantagens pessoais de ser um teletrabalhador. Como é comum em situações novas temos oportunidades e também riscos. Mas o teletrabalho visa reduzir ou eliminar as viagens diárias ao trabalho por parte dos colaboradores (ou executivos) de uma organização.
Durante as ultimas décadas experiências demonstraram que, para a maioria das organizações, gerentes e teletrabalhadores, as oportunidades do teletrabalho superam de longe os riscos. O segredo para aproveitar melhor essas oportunidades é o planejamento apropriado e o desenvolvimento de um estilo adequado de administração.
Administração do teletrabalho concentra-se em questões de gerenciamento e políticas, incluindo a localização física, regras do teletrabalho, exigências tecnológicas, custos e benefícios. A necessidade tecnológica atual quanto à futura, tem acompanhado a evolução do