Gestão de pessoas
12)- RPR- Remuneração por resultado. RPT- Remuneração por tempo.
- Vantagens: flexibilidade de horário, autonomia, possibilidade de ganhos extras. Fator motivacional para aumento da produtividade do funcionário.
- Desvantagens: instabilidade quanto a remuneração.
- Empresa: atentar para os custos com folha de pagamento do funcionário.
13)- Forma de Remuneração X Resultado.
Pode servir como fator motivacional para o funcionário de maneira que o mesmo aprimore seu desempenho, o que pode levar a uma melhoria do resultado organizacional.
16)- Insalubridade: remuneração que o funcionário recebe por estar exposto a substâncias nocivas á saúde. Ex.: raios-X, ruídos acima do tolerável, etc.
Periculosidade: remuneração que o funcionário recebe por estar exposto a risco de vida, por estar em sua atividade de trabalho exposto a substâncias inflamáveis, explosivos, etc. Ex.: frentista, polícia, etc.
17)- Trabalho com QVT- funcionário participa das decisões que propicia bem estar no exercício de suas atividades laborais de trabalho (qualidade no ambiente físico, boa interação/ comunicação c/ colegas, jornada de trabalho adequada, divisão justas de tarefas, etc.
Trabalho sem QVT- metas abusivas, com assédio moral, ambiente físico inadequado, ambiente insalubre, perigosa, competição desleal, entre outros.
18)- Empresa: Conseguir identificar problemas, lacunas de competências entre os funcionários para elaborar propostas de treinamento.
Funcionário: receber feedback para saber o que está esperando dele. No trabalho, que competências precisa aprimorar.
Gestor: auxiliar na escolha de funcionário a serem promovidos, possibilita a comunicação entre gestor/funcionário, etc.
19)- Através de métodos:
360º: forma de avaliar o funcionário a partir de diferentes fontes (informações) para a chefia, subordinados, auto – avaliação e clientes.
20)- Gerente- na maioria das empresas cabe ao gestor a