Gestão de Pessoas
Para entender melhor do que estamos falando, vamos citar a Hierarquia de Maslow, que apresentou uma teoria de motivação, seguindo um modelo de níveis das necessidades humanas. Abraham Maslow nasceu em 1908 (Nova York) e faleceu em 1970 na Califórnia, foi um psicólogo e consultor americano.
- Hierarquia de Necessidades de Maslow
Nessa pirâmide de Maslow nós podemos encontrar cinco níveis de necessidades.
Começando sempre na ideia de superação, no qual iniciamos do nível mais baixo, satisfazendo as necessidades apresentadas. Só então, podemos seguir para o nível mais alto.
1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho, podemos utilizar da seguinte forma: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho, etc.
2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguras: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego.
No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida, etc.
3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.
No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis, “happy hour” nas horas vagas com os amigos da empresa, etc.
O próximo elemento torna-se cada vez mais importante, considerando uma parte psicológica de todo trabalhador que queira subir de nível em sua empresa.
4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o