Gestão de pessoas
O contexto da Gestão de Pessoas é formado pelas organizações e pelas pessoas. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos. Já para as pessoas , as organizações são o meio pelo qual elas podem alcançar seus objetivos pessoais em menor tempo.
2. Comente a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.
Organizações que querem atingir seus objetivos da melhor maneira possível devem canalizar os esforços das pessoas para que também atinjam os objetivos individuais para ambas saírem ganhando.
3. Pessoas como recursos ou como parceiros. O que isto significa?
Os colabores podem ser tratados como recursos produtivos da organização: os chamados recursos humanos. Como recursos eles devem ser administrados já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.
Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros da organização, nesta visão, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades, proporcionam decisões racionais e imprimem o significado e rumo aos objetivos globais.
4. Quais são os processos de Gestão de Pessoas?
A gestão de pessoas consiste em várias atividades, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem estar.
5. Explique os processos de agregar pessoas.
São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.
6. Explique os processos de aplicar pessoas.
São processos utilizados para desenhar atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação