Gestão de Pessoas
Tiago Alves de Alvarenga
GESTÃO DE PESSOAS
Tiago Alves de Alvarenga
GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho de avaliação parcial de curso, apresentado no Instituto Federal de Ariquemes – IFRO, pelo curso de Técnico em Informática sob a orientação do professor Elsuênio Alves da Silva.
Sumário
INTRODUÇÃO
A gestão de pessoas visa de forma clara à necessidade de capacitação de novos funcionários, diante de um período complicado de contratação de pessoas experientes. Por esse motivo as empresas alteram constantemente seu quadro de colaboradores. O intuito da gestão é capacitar e organizar os funcionários, selecionando o máximo possível para se obter maior ênfase nos resultados, sem prejudicar seus colaboradores. Uma breve passagem pelas empresas indica que estas estão passando por dificuldades de contratação experiente, e também focando no planejamento que devem estar executando para que possam não demonstrar dificuldade ao cumprimento de seus compromissos assumidos.
GESTÃO DE PESSOAS
Para melhor resumir a Gestão de Pessoas recomenda-se a citação de Chiavenato (2004, p13), para quem cada administrador – seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor – desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar. A ARH procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe. É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos.
Treinamento e desenvolvimento
O treinamento envolve basicamente quatro etapas: 1) diagnóstico;
2) desenho do programa de treinamento;
3) aplicação ou implementação;
4) avaliação e acompanhamento.
Diagnóstico
As necessidades