Gestão de pessoas
Professor: Guilherme Silveira
Aluno: Márcio Kriger
1- Caracterizar o trabalho no modo TAYLORISTA e FORDISTA
Os princípios básicos do Taylorismo são:
a) a separação programada entre a concepção e o planejamento das tarefas, onde o administrador expropria o máximo do saber operário.
b) a intensificação da divisão do trabalho, onde este é decomposto em parcelas elementares e simplificadas, encontrando-se maneiras mais rápidas e eficientes de executá-las.
c) o controle de tempos e movimentos, com o objetivo de eliminar na jornada de trabalho, o tempo não dedicado às tarefas produtivas.
Os princípios básicos do Fordismo são:
a) produção em massa, através da linha de montagem e de produtos mais homogêneos;
b) controle de tempos e movimentos pelo cronômetro taylorista e da produção em série;
c) existência do trabalho parcelizado e da fragmentação das funções.
d) separação entre elaboração e execução no processo de trabalho.
e) existência de unidades fabris concentradas e verticalizadas.
f) constituição/consolidação do operário-massa, do trabalho coletivo fabril. 2- Caracterize a flexibilização da gestão de pessoas. A organização do trabalho flexível caracteriza-se, aparentemente, pela maior autonomia e consequentemente maior controle do processo de trabalho pelo trabalhador; busca da subjetividade do indivíduo; desenvolvimento do trabalho em equipes; produção por demanda; participação e envolvimento efetivo do trabalhador; enriquecimento da tarefa; multifuncionalidade; e poli-Valência entre outras. Essas características, em princípio, poderiam proporcionar um resgate da humanização do trabalho aproximando-o de seu sentido mais positivo, a realização do ser humano. 3 Explique o que é racionalidade instrumental e substentiva conforme Ramos (1989):
Ramos sustenta que alguns conceitos usados na teoria das organizações provenientes da psicologia, como o de ajustamento, geralmente são concebidos como se todos os