Gestão de pessoas
Conceito de empresário:
Conforme relato no art. 996, o empresário é quem exerce atividade econômica para produção ou circulação de bens ou de serviços. Não se torna empresário aquele que exerce a profissão para salvar sua situação financeira, ou organiza de vez em quando produção de mercadoria para a venda no mercado. O empresário precisa contratar funcionários para poder produzir suas mercadorias ou realizar o serviço oferecido.
Por ex: um técnico de telefonia ele faz o serviço prestado em nome de um empresário que oferece serviços técnicos ou mercadoria (bens). É dever de o empresário informar aos consumidores a importância de seu produto ou serviços, os riscos ou benefícios que oferece como também defeitos de fabricação.
Conceito de empresa:
Empresa é uma organização de pessoas, é uma atividade desenvolvida pelo empresário, uma pessoa jurídica que produz e oferece bens ou serviços. A empresa é um conjunto de bens que o empresário faz para exploração de suas atividades econômicas. Não havendo um empresário, não existirá uma empresa, pois quem contratará os funcionários ou colaboradores? Empresa é tudo aquilo que se faz para atender necessidades de pessoas tendo foco no cliente interno e externo.
Segundo Fabio Ulhoa Coelho, em seu livro ¨ manual de direitos comercial ¨, se empresário é o profissional de uma atividade econômica organizadora, então empresa é uma atividade.
Conclusão:
Contudo a conclusão do grupo é; _ Que empresa é aquilo que se empreende, empreendimento a iniciativa de uma ou mais pessoas para exploração de um negócio. Também é sinônimo de companhia, organização ou sociedade.Destina-se à produção e/ou comercialização de bens e serviços com vista, à obtenção de LUCRO. Existe para atender as necessidades da comunidade e independe do tamanho, (micro, pequena, média ou grande), possui 4 áreas: produção, comercialização, finanças e recursos humanos.
Empresário
É a