Efluente liquidos
Efluentes são todos os resíduos fluidos (líquidos e gasosos) provenientes das diversas atividades humanas, quando são descartados no meio ambiente. Segundo a NORMA NBR 9648 (ABNT 1986), “esgoto sanitário é o despejo líquido constituído de esgoto doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição parasitária”.
Os efluentes líquidos constituem-se nos maiores poluidores dos corpos de águas e por isto tem sido dedicado muito esforço para controlar a qualidade dos mesmos. No Brasil existe uma completa legislação Federal e Estadual que trata dos efluentes líquidos.
Desenvolvimento
Classificação dos efluentes:
Apesar de haver, segundo sua origem, uma profunda diversidade na quantidade de poluentes das águas servidas, em linhas gerais podemos classificar os efluentes líquidos em:
Efluentes domésticos
Caracterizam-se por possuírem uma alta carga de matéria orgânica (fezes, restos de comida, gordura, celulose) e substâncias empregadas como material de limpeza. Devem ser coletados e removidos para suas áreas de disposição final ou tratamento o mais rápido possível, a fim de se possa evitar o desenvolvimento de suas condições sépticas. As suas vazões de escoamento são muito variáveis e eles apresentam sólidos grosseiros que podem se encontrar flutuando ou em suspensão.
Efluente industrial
Sua composição varia em função da atividade industrial. Os efluentes da agroindústria e indústria alimentícia, em geral, são ricos em matéria ogânica ao passo que outros ramos industriais tendem a produzir efluentes mais ricos em diversos e variados elementos e compostos químicos.
Efluente agrícola
São os decorrentes diretamente das atividades agrícolas. Em geral são ricos em compostos ricos em nitrogênio, fósforo e enxofre, provenientes de adubos, e substâncias químicas tais como inseticidas, fungicidas, herbicidas.
Os poluentes decorrentes das atividades agrícolas atingem os corpos d'água após passarem pelo solo, de onde são retirados