Atps- gti - anhanguera
Analisamos o texto “Delineando o valor do Sistema de Informação de uma organização” entendemos que existem algumas razões referente a importância do SI nos dias de hoje.
A segurança da informação é uma delas, pois faz parte do histórico da empresa e comprometendo-a pode se comprometer todo um planejamento, a própria informatização/automatização dos negócios fica comprometida caso ocorra uma invasão seja externa ou interna por falha de segurança. O SI ajuda nesse sentido a armazenar todo banco de dados e a criar backups que contenham todas as informações de clientes, fornecedores, impostos, pagamentos, etc.
Outro fator importante também é o controle de dados, pois a demanda de informação das empresas vem crescendo de uma forma muito rápida e existe a necessidade de utilizar o SI para controlar todos os dados que entram e saem da empresa, transformando-os em informações uteis. Isso possibilita melhor gestão empresarial porque torna os dados apresentados muito mais precisos, separando a informação que é útil para a empresa, evitando a sobrecarga de informações. Isso tudo se reflete em vantagens competitivas em vários aspectos, sejam para simplificar processos, melhorar desempenho, planejar melhor e inclusive se destacar da concorrência aumentando os seus lucros.
Tudo isso citado acima auxiliam as empresas nas tomadas de decisões, pois o processo de planejamento é um desafio para os gestores tendo em vista que o mercado vive em constantes mudanças. Desta forma o SI vem para prestar todo suporte necessário coletando dados (ou recuperando), processando, armazenando e distribuindo as informações destinadas a apoiar e agilizar um processo de tomada de decisões.
Considerando a Teoria dos Sistemas de Informações fizemos a distinção entre computadores, programas e Sistemas:
Os computadores são o inicio de todo processo, através das peças (hardware) ele faz o processamento dos dados, sendo comparado como um nível operacional.
Depois temos os programas