Gestão de pessoas
ECONOMIA INTEGRAL
TIAGO FREITAS ZAGO
RA 84409
GESTÃO DE PESSOAS
Maringá - PR
2013
O processo de gestão de pessoas está associado à habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamento internos, usar melhor os recursos disponíveis e potencializar o capital da organização. A gestão de pessoas tem como o objetivo a valorização do profissional, atribuindo assim à eles especializações e melhores condições de trabalho, formando profissionais competentes para que assim eles possam ser mais eficazes. Na gestão de pessoas as organizações e as pessoas exercem uma função de interdependência, onde as organizações precisam dos profissionais para alcançar seus resultados, e as pessoas precisam das organizações para conseguir alcançar seus objetivos.
A gestão de pessoas é dividida em subsistemas, onde é organizado o suprimento, a aplicação, a manutenção, o desenvolvimento e o controle. No subsistema de suprimento é quando ocorre o recrutamento feito pela empresa, onde a organização procura atrair o maior número de candidatos que tenham o perfil desejado, daí acontece a seleção das pessoas, através de triagem, testes de conhecimento, desempenho e psicológicos, entrevista de seleção, entrevista técnica, dinâmica em grupo, exame médico, referências do candidato e por fim acontece a admissão da pessoa melhor qualificada para desempenhar o trabalho. Assim, é realizada a integração do novo profissional dentro da empresa, com apresentações, festividades e recepção de quem retém maiores poderes na empresa, além do entrosamento dos novos empregados com os demais funcionários na realização de suas determinadas funções.
No subsistema de aplicação é feita a descrição e análise de cargo do novo empregado, procurando analisar suas competências e habilidades e lhe empregando o cargo que mais confere com sua especialidade, na tentativa de desempenhar um rendimento bom e eficiente para a