gestão de clientes
Laíssa Pavani RA: 207785
Gestão de Clientes
Livro: Cultura organizacional e cultura brasileira.
Autores: Fernando C. Prestes Motta e Miguel P. Caldas
Capítulo 3 O Estilo Brasileiro de Administrar
Perguntas:
1. O que é necessário para se ter poder, privilégios e acesso, conforme a cultura brasileira?
Na cultura brasileira para se obter privilégios, poder e acesso, o indivíduo deve deter de carisma para conquistar a confiança dos que por ele são chefiado, ou seja, manter um relacionamento amigável em conjunto com o poder do discurso que consequentemente o leva ao cargo de liderança.
2. O que significa personalismo?
Personalismo é atrair proximidade e confiança tendo por base o carisma e do discurso. Sendo assim, não é pela posição que se ocupa que se torna influente sobre os demais, mas sim pelo bom relacionamento, que acaba se destacando justamente pelas boas relações.
3. Explique o conceito de "postura de espectador" apresentado pelo autor.
A postura de espectador é resultado de uma pessoa de baixa autoestima ou em algumas situações, sem consciência crítica, omissão, nenhuma iniciativa, pouca capacidade de realização. A transferência de responsabilidade também é outro traço marcante, a pessoa não está no poder, então determinada ação ou decisão dela a outra pessoa, ela não irá realizar.
4. O que significa Paternalismo, conforme o texto?
Paternalismo é na cultura social onde o patriarca (líder que assume função de pai), ou o “pai” de todos é o único que detêm o poder, cabendo aos demais apenas acatar. Em caso de debate ou disputa com ele, ele mesmo sendo amoroso é quem dá a palavra final.
5. De que modo tecnologia, leis e religião podem transmitir segurança? Qual o modo mais utilizado pelos brasileiros?
Pela tecnologia, podemos nos precaver de