Gestão de clientes
Para criar relações com os clientes, é vital compreender o ciclo de vida do cliente—desde da aquisição do cliente, crescimento do negócio, fidelização e manutenção. Não basta um modelo de transacções para criar relações. Existem dados abundantes disponíveis para que as empresas criem e efectuem a gestão das relações. Se uma empresa tem capacidade para explorar e utilizar estes dados na simulação dos seus clientes, então é possível alcançar uma verdadeira escalabilidade na gestão das relações com os clientes (CRM, Customer Relationship Management). Uma abordagem baseada em dados, na qual as informações, os modelos e a exploração sugerem e impulsionam as estratégias, as tácticas e as mensagens de marketing, reflecte a essência da escalabilidade do CRM. A seguir são delineados quatro passos importantes que uma empresa pode seguir para tornar o sonho em realidade. nda!gestão de clientes vem de longo tempo e é um conceito muito antigo que faz parte da prática de pequenos, mas bons comerciantes há muito tempo: conhecer o perfil do cliente e esforçar-se para agradá-lo.
Infelizmente muitos empreendedores deixam a gestão de clientes de lado, grande parte da culpa disto vem das siglas e termos em inglês de algumas empresas que exigem muita tecnologia e estrutura para iniciar uma gestão de clientes, o que acaba por afastar pequenas e médias empresas deste conceito.
Afirmo que isto não é a condição para iniciar uma gestão de clientes como muitas empresas imaginam. A tecnologia hoje disponível com a informática permite que a gestão seja feita de forma rápida e automática, porém, muito antes de investimento em sistemas e estrutura a empresa deve iniciar um conjunto de processos para desenvolver uma cultura focada no cliente, não importa o tamanho ou setor a que participe. As pequenas e médias empresas devem utilizar a Gestão de clientes como diferencial competitivo em busca de encantar o cliente, antecipando suas necessidades e