Comp org
1 – Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas e considerou fatores sobre o aprendizado e as capacidades humanas que outros autores não tinham abordado. Dessa forma, defina inteligência, de acordo com a respectiva teoria.
R. De acordo com a Teoria de Gardner, Inteligência é a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais. Porém duas décadas mais tarde Gardner chegou a um conceito mais refinado, ou seja, a Inteligência como um potencial biopsicologico de processar informações que podem ser ativadas para resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada Cultura.
2 – [...] “Todo mundo acha que eu vivo como um rei, mas a minha solidão ainda não curei[...]”. Na música “Poconé”, do Skank, podemos observar diferenças entre a autopercepção e a percepção dos outros sobre você mesmo. Transponha essa situação para o contexto organizacional e defina como ocorre a percepção.
R. As percepções nada mais são do que as imagens, as descrições interiores, a nossa maneira de “fotografar” e interpretar o mundo que nos cerca. Não obtemos as nossas percepções a partir das “coisas” que nos cercam. As nossas percepções provem de nós. O que nós percebemos é, em grande parte, uma função de nossas experiências prévias, de nossos pressupostos e de nossos fins.
3 – Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores na qual contrastava a satisfação ou não do indivíduo por meio de fatores motivacionais e higiênicos.
Se traçarmos um paralelo entre a teoria de Herzberg e a teoria de Maslow, de que forma podemos equipará-las?
R. Verificamos que o núcleo central das ações Organizacionais, no modelo de Marslow e Herzberg, no intuito de motivar o individuo, está centrado com toda a certeza mais nos fatores higiênicos do que nos motivacionais.
4 – Apesar de alguns autores entenderem que o significado é similar, em nosso PLT e material didático