Gestão da qualidade
Por Gisele Luisa Spall Azevedo.
Implantação de ferramenta de gestão de qualidade em Hospital Universitário.
Pertence e Melleiro (2010), abordam em seu artigo a real necessidade de uma implantação de um sistema de gestão da qualidade no Hospital Universitário da USP no setor de saúde, com a meta de atender bem seus usuários. Para isso, existe a tarefa de avaliação junto ao serviço que seria investigar o funcionamento do local de modo a possibilitar certas tomadas de decisões. Inúmeras ferramentas de gestão da qualidade podem ser implantadas, mas no estudo desenvolvido no HU-USP, será focado o programa 5S, que é um sistema que organiza, mobiliza e transforma pessoas e as instituições, para um melhor desempenho.
A implantação do 5S começou em 2001, juntamente com o Comitê de Acreditação Hospitalar onde foi criado um manual explicativo do programa, e logo em seguida foi desenvolvida uma apostila de instruções normativas do programa 5S para os profissionais, em 2004 a Comissão do Programa 5S foi oficializada e vem sendo constituída pelos profissionais do HU-USP onde foram respeitados todos os aspectos éticos da pesquisa.
O funcionamento desta pesquisa aconteceu no Hospital Universitário da USP, o estudo ocorreu com sete profissionais da área da saúde, onde foram feitas algumas perguntas do programa 5S aos profissionais ao qual foi gravada e repassada a pesquisadora, onde foi analisado e adotado o modelo avaliativo de Avedis Donabedian, com o qual resultaram as seguintes categorias e subcategorias.
Percepção da equipe multidisciplinar participante da implantação do programa 5S; nesta primeira categoria apresenta o interesse dos participantes pelo programa de qualidade, onde traz uma melhor organização e facilitação ao se trabalhar com a ferramenta da qualidade, em diferentes áreas da instituição.
Os fatores intervenientes na implantação do programa 5S; nesta segunda categoria apresentam os fatores que interferiram na implantação do programa 5S,