Fissuras patológia
A caracterização da fissuração como deficiência estrutural dependerá sempre da origem, intensidade e magnitude do quadro de fissuração existente, pois sendo o concreto um material com baixa resistência à tração, fissurará por natureza, sempre que as tensões, que podem ser instaladas pelos mais diversos motivos, superarem a sua resistência última à tração.
[pic]
1 - Trinca horizontal próximo ao teto
Pode ser devido ao adensamento da argamassa de assentamento dos tijolos ou falta de amarração da parede com a viga superior.
2 - Fissuras nas paredes em direções aleatórias
Pode ser devido à falta de aderência da pintura, retração da argamassa de revestimento, retração da alvenaria ou falta de aderência da argamassa à parede.
[pic]
3 - Trincas no piso
Podem ser produzidas por vibrações de motores, excesso de peso sobre a laje. Verificar se há trincas na parte inferior da laje.
[pic]
4 - Trincas no teto
Podem ser causadas pelo recalque da laje, falta de resistência da laje ou excesso de peso sobre a laje. Pode ser grave.
5 - Trincas inclinadas nas paredes
É sintoma de recalques. Um dos lados da fundação não agüentou ou não está agüentando o peso e afundou ou está afundando. Geralmente é grave.
[pic] [pic] [pic]
6 - Flechas no piso
Pode ser causado por recalque das estruturas, por expansão do sub-solo ou colapso do revestimento. Quando causados por recalque, são acompanhados por trincas inclinadas nas paredes. Os solos muito compressível, com a presença da água, se expandem e empurram o piso para cima.
7 - Trincas horizontais próximas do piso
Podem ser causadas pelo recalque do baldrame ou mesmo pela subida da umidade pelas paredes, por causa do colapso ou falta de impermeabilização do baldrame.
8 - Trinca vertical na parede
É causada, geralmente pela falta de amarração da parede com algum elemento estrutural como pilar ou outra parede que nasce