Alvenaria Estrutural. Demolição. Fissuras. Patologias
Raphael Da Silva Lustosa Jacobina - rsjacobina@gmail.com
Auditoria, Avaliações e Pericias de Engenharia.
Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG
Brasília Distrito Federal - 6 de janeiro de 2013.
Resumo
O presente trabalho tem fim à análise das anomalias que podem ocorrer em alvenarias estruturais devido reformas que são feitas com demolição de paredes, o que tem causado grandes danos aos prédios, como o ocorrido nos edifícios das quadras 400 na Asa Norte em Brasília, que houve remoção de paredes. O presente trabalho foi feito com base em análises de prédios nas referidas quadras que estavam com trincas, rachaduras e fissuras e em sua totalidade havia sido feita obra com remoção de paredes e substituição de pequenas janelas por janelas muito maiores.O que se pode concluir é que antes de qualquer reforma em prédios como esses deve ser feita analise criteriosa do projeto estrutural.
Palavra Chave: Alvenaria Estrutural. Demolição. Fissuras. Patologias.
1. Introdução
Com o uso cada vez maior da alvenaria estrutural em nossos dias surgem cada vez mais problemas ligados às mesmas, por falta de esclarecimento e também por uma execução deficitária.
Antes a alvenaria tinha a única função de vedar os ambientes, com o passar do tempo isso mudou, o desenvolvimento impôs a modernização das paredes a fim de se obter maiores espaços úteis. Para erguê-las, é preciso usar blocos especiais, mais resistentes que as peças de vedação. Eles podem ser de concreto, cerâmicos, sílico-calcários ou de concreto celular, sendo também possível recorrer aos tijolos maciços, assentados com juntas desencontradas e amarrados com ferragens, tudo isso fez com que as obras tivessem uma diminuição significativa dos custos.
Com os programas sociais do governo de moradias a baixo custo, cada vez mais se tem recorrido à alvenaria estrutural, por diminuir o custo da obra.
Contudo a falta de cuidados aliada a falta de conhecimento do