Fissuras - Patologia
A principal influência da deformação das estruturas de concreto armado sobre as alvenarias acontece pela flexão de elementos da estrutura como lajes e vigas. Em geral, outras deformações causadas por solicitações de compressão, cisalhamento ou torção são menos significativas. A flexão de lajes e vigas costuma ocorrer por ação do peso próprio, cargas permanentes e acidentais, deformação lenta do concreto e cargas laterais externas, como a ação dos ventos. As alvenarias mais suscetíveis à influência destas deformações são as paredes que suportam vigas e lajes, e as alvenarias de vedação dos prédios com estrutura reticulada de concreto armado.
A NBR 6118 (Associação brasileira de normas técnicas, 2003), nova norma brasileira para o projeto de estruturas de concreto, fixa limites para deformações (flechas) de estruturas em função do comprimento L do vão, para estruturas biapoiadas:
a) Limite de aceitabilidade sensorial para estruturas de concreto armado: L/250;
b) Limite de aceitabilidade estrutural para pavimentos planos: L/350;
c) Limite de aceitabilidade em elementos não estruturais: paredes de alvenaria – L/500 ou 10mm ou 0,0017rad para rotação de elementos que suportam paredes.
Observa-se que o limite admissível para deformação em paredes de alvenaria é inferior aos limites de aceitabilidade para estruturas de concreto armado e pavimentos.
As fissuras causadas por deformabilidade das estruturas podem assumir diferentes configurações: fissuras em arco por deformação da viga de apoio, fissuras inclinadas por deformação das vigas de