artigo pedagogico
Oliver era um garoto órfão que vivia em um abrigo onde trabalhava muito e passava fome. Aos 11 anos foi forçado pelos companheiros do orfanato a pedir por mais comida e foi castigado por tal ação. Com medo da ameaça de ser vendido, como punição por Mr Bumble, responsável pelo orfanato, fugiu em direção a Londres. Após caminhar por 7 dias e mendigar comida encontrou um garoto chamado Dodger que o levou até Fagin um velho que ensinava crianças a roubar pessoas nas ruas.
Um dia Dodger levou Oliver em uma rua bem movimentada para roubar. Dodger roubou um homem chamado Mr Brownlow que logo percebeu que seus pertences haviam sumido e ao olhar para trás se depara com Oliver e o acusa do roubo. Oliver foi inocentado por uma testemunha que viu seus amigos fugindo com os objetos furtados. Mr Brownlow levou Oliver para sua casa onde morou por alguns dias confortavelmente. Mr Brownlow tinha um retrato de uma mulher ao qual Oliver se parecia muito com ela, ficou desconfiado e pensativo devido a esta semelhança. Fagin mandou Nancy, namorada de seu comparsa Bill Sikes para as ruas para recuperar Oliver.
Passado alguns dias, Oliver foi fazer um favor para Mr Brownlow. Ele foi levar alguns livros para uma loja (bookstall), mas Nancy e Bill o encontram na rua e levaram-no de volta a Fagin. Oliver foi obrigado a participar de um assalto de uma casa, mas acabou sendo ferido. Bill e um outro bandido que acompanhou Oliver fugiram e deixaram-no na rua. Oliver voltou ferido para a casa do assalto e foi socorrido por duas mulheres, uma delas era Rose Maylie. Oliver contou a elas sua terrível história e passou a viver nesta casa.
Um homem chamado Monk foi procurar a matriarca do orfanato da época do nascimento de Oliver e resgatou os pertences deixados da mãe de Oliver que morreu após dar a luz. Monks jogou os pertences no rio para que não fosse encontrado. O motivo pelo qual Monk fez isso era porque ele era irmão de Oliver e não queria dividir a herança com