AULA PRÁTICA: VISUALIZAR CÉLULA VEGETAL E ANIMAL.
- Reconhecer a existência de uma realidade invisível aos olhos, o mundo microscópico, que pode ser investigado cientificamente e incorporado às nossas visões e explicações do mundo.
- Compreender a célula como uma entidade tridimensional, constituída de diferentes organelas que funcionam de maneira integrada no metabolismo celular.
- Relacionar as principais diferenças estruturais entre células procarióticas e eucarióticas e identificar os grupos de seres vivos em que cada grupo de células ocorre.
- Identificar, em esquemas e fotografias, as diferentes partes das células, tais como: membrana plasmática, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, mitocôndria, plasto, centríolo, cílio e flagelo.
- Confeccionar esquemas, desenhos e modelos de células, representando as diferentes organelas estudadas e identificando-as com setas e legendas explicativas.
- Associar corretamente a estrutura e a função principal de cada uma das organelas celulares estudadas.
- Explicar e descrever as trocas da membrana com o meio.
- Descrever a organização geral da membrana e a relação com o todo.
- Conhecer a composição molecular básica da membrana plasmática, compreendendo o significado do modelo do mosaico fluido que explica sua estrutura e propriedades.
- Compreender os princípios físico-químicos que regem a difusão e a osmose, aplicando-os para explicar processos que ocorrem em células vivas.
- Compreender como os processos de difusão simples, difusão facilitada e transporte ativo contribuem para a entrada ou saída de substâncias na célula.
- Compreender e esquematizar os processos de endocitose (fagocitose e pinocitose) e de exocitose, respectivamente responsáveis pela entrada e saída de partículas da célula.
- Reconhecer o núcleo das células eucarióticas como o centro de controle das atividades celulares.
PARA QUÊ?
- Compreender, na história do descobrimento das células, como o desenvolvimento das técnicas citológicas contribuiu