eletrostatica
- introduçãO 1.1
- dESENVOLVIMENTO 1.2
- CONCLUSÃO 1.3
- BIBLIOGRAFIA 1.4
1.1 INTRODUÇÃO
- FORÇA ELÉTRICA
A 1ª Lei de Coulomb diz respeito à intensidade das forças de atração ou de repulsão que agem em duas cargas elétricas puntiformes (cargas de dimensões desprezíveis), quando colocadas em presença uma da outra. Considere duas cargas elétricas puntiformes, Q1 e Q2 , separadas pela distância d. Se os sinais dessas cargas forem iguais, elas se repelem; se forem diferentes, se atraem. A força elétrica é originada pela interação de uma carga elétrica com outras cargas elétricas, que podem ter sinal positivo ou negativo. Esta força pode ser de repulsão ou atração, conforme os sinais das cargas; se de sinais contrários se atraem as de sinais iguais se repelem.
- campo elétrico
Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação decargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão. A fórmula usada para se calcular a intensidade do vetor campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q):
Unidade no Sistema Internacional de Unidades:
1.2 DESENVOLVIMENTO
FORÇAS ENTRE CARGAS
Define-se carga elétrica puntiforme como sendo um corpo eletrizado cujas dimensões são desprezíveis se comparadas às distâncias que o separam de outros corpos eletrizados. O conceito é semelhante à ideia de um ponto material, apresentada na cinemática. Consideremos duas cargas elétricas puntiformes q1e q2, separadas por uma distância d, conforme indica a figura:
Sabemos que se as cargas, sendo de mesmo sinal, sofrerão uma repulsão.
Sabemos que se as cargas, sendo de sinais contrários, sofrerão uma atração.
Charles Augustin de Coulomb formulou em 1785, após