Eletrostatica
Laboratório de Física III
Curso: Engenharia da Computação – Código: FI23NB – Turma: 3CP
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco
01 Letícia Somariva – Turma A – e-mail: leticiasomariva@gmail.com
__________________________________________________
Assinatura
Resumo
O presente relatório propõe experiências a fim de analisar processos de eletrização em corpos, bem como as forças eletrostáticas resultantes quando os mesmos são atritados, observando a existência de dois tipos diferentes de cargas e as interações entre elas.
Todos os materiais existentes são constituídos por moléculas, que são compostas por átomos, sendo este resultado de uma união entre prótons e nêutrons, na parte central, e elétrons localizados na eletrosfera. Pelo fato de os prótons possuírem carga positiva, os elétrons carga negativa e os nêutrons não terem carga, o átomo é eletricamente neutro. Todavia, quando há eletrização entre dois corpos, ocorre uma transferência de elétrons de um para outro, tornando-os corpos eletrizados. Mas também existem certos materiais que possuem uma tendência maior em conduzir seus elétrons, sendo chamados de condutores, e há os que possuem sua carga elétrica sem mobilidade, concentrada no centro, chamados de isolantes.
Através da execução prática desses conceitos, exemplificado neste trabalho, poderemos analisar os resultados com os encontrados na literatura.
Palavras chave: cargas elétricas, elétrons, condutores.
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
Procedimento Experimental 5
Resultados e Discussão 6
Conclusão 6
Referências Bibliográficas 7
Introdução
A eletrostática é a parte da física que estuda as propriedades e ação mútuas das cargas elétricas em repouso em relação a um sistema inercial de referência. O princípio da ação e repulsão diz que: