Gestão da qualidade
ATPS – GESTÃO DA QUALIDADE
1. INTRODUÇÃO
Nesta primeira etapa iremos abordar conceitos relacionados ao ciclo PDCA e também a importância das ferramentas de qualidade para a gestão como um todo.
Vamos tentar relatar como funciona a aplicação prática do ciclo PDCA no controle de processos, manutenção e melhoria nas atividades empresariais.
Após as leituras indicadas e consultas no material citado iremos esclarecer e trabalhar sobre o assunto em questão.
2. DESENVOLVIMENTO
Atualmente as técnicas da qualidade constituem ferramentas essenciais para a Melhoria da Qualidade, podendo dividir-se em técnicas para diagnóstico, resolução, classificação e análise de problemas relacionados com a Qualidade e, assumem grande importância nas organizações.
A utilização prática de 7 ferramentas básicas mostrou ser altamente produtiva e eficaz (encontram-se hoje numa fase de aplicação de rotina na esmagadora maioria das companhias Japonesas, bem como num elevado número de empresas Norte Americanas e Européias). São fundamentais e necessárias na gestão de projetos e empresarial, dando suporte em todo processo do produto e/ou serviço oferecido, resultando na satisfação ou insatisfação dos clientes.
As sete ferramentas são: * Diagrama de Pareto - é uma forma de descrição gráfica onde procura-se identificar quais os itens responsáveis pela maior parcela dos problemas. * Diagramas de causa e efeito - permite que seja identificada uma relação significativa entre um efeito e suas possíveis causas. * Histogramas – o histograma é um gráfico composto por retângulos justapostos em que a base de cada um deles corresponde ao intervalo de classe e a sua altura à respectiva freqüência. * Lista de Verificação - permite uma tabela de dados organizada, facilitando a sua análise e interpretação. * Diagrama de dispersão - visa identificar se existe uma tendência de variação conjunta (correlação) entre duas ou mais variáveis. *